Origem do Bal
O Bal das cabeças nasceu de uma inspiração no Surrealismo de Salvador Dalí. Ele organizava uma série de jantares e eventos surrealistas em diferentes épocas, com destaque para o final dos anos 1940 e início dos 1970.
Em 1941, Dalí e sua esposa Gala organizaram um baile em Monterey, Califórnia, chamado Noite em uma Floresta Surrealista, um evento beneficente para artistas europeus refugiados, onde os convidados foram incentivados a se vestir com base em seus sonhos.
Os eventos de Dalí eram conhecidos por serem extravagantes, chocantes e projetados para criar uma experiência sensorial e imaginativa completa, muitas vezes com animais selvagens e apresentações de comida bizarras que mais tarde foram documentadas em seu livro de receitas, Les Dîners de Gala.
O evento mais notável e lendário que envolve Dalí é o Baile Surrealista de 1972, organizado pela Baronesa Marie-Hélène de Rothschild no Château de Ferrières, na França, para o qual Dalí emprestou sua imaginação surrealista.
Detalhes do Baile Surrealista de 1972:
✓ Convites: Foram impressos com texto invertido, só podendo ser lido corretamente através de um espelho.
✓ Ambiente: O castelo foi iluminado com luzes cor de laranja em movimento para parecer que estava em chamas. Os convidados passavam por um labirinto de fitas pretas que imitavam teias de aranha.
✓ Decoração e Atrações: A festa contou com mordomos vestidos de gatos (alguns "adormecidos" em poses encenadas), leões e macacos soltos, e a mesa de jantar tinha pratos servidos em sapatos.
✓ Trajes: Os convidados, incluindo Audrey Hepburn, vestiram máscaras e trajes extravagantes e oníricos. Dalí e Gala também estavam presentes em trajes surreais.